Com Maria e José a caminho de Belém - Caminhada de Advento Semana 2

Com Maria e José a caminho de Belém – Caminhada de Advento Semana 2

A CAMINHO, FAZ AS PAZES COM O PAI

Estás a caminho de Belém, com Maria e José. Em peregrinação rumo ao Presépio. É a segunda grande viagem de Maria, desde que sabe que vai ser Mãe de Jesus. Na primeira, Maria saíra de Nazaré para vir ajudar Isabel, prima já de idade avançada que esperava o seu filho: João Baptista, primo de Jesus, destinado a preparar o caminho para que Jesus pudesse vir e realizar os planos de Deus.

A caminho de Belém, esta semana, convidamos-te a cruzar-te com este homem que tem muito que nos ensinar…

Evangelho para esta semana Mt 3, 1-12 

Naqueles dias, apareceu João Baptista a pregar no deserto da Judeia, dizendo: «Arrependei-vos, porque está perto o reino dos Céus». Foi dele que o profeta Isaías falou, ao dizer: «Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’». João tinha uma veste tecida com pêlos de camelo e uma cintura de cabedal à volta dos rins. O seu alimento eram gafanhotos e mel silvestre. Acorria a ele gente de Jerusalém, de toda a Judeia e de toda a região do Jordão; e eram baptizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. Ao ver muitos fariseus e saduceus que vinham ao seu baptismo, disse-lhes: «Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? Praticai acções que se conformem ao arrependimento que manifestais. Não penseis que basta dizer: ‘Abraão é o nosso pai’, porque eu vos digo: Deus pode suscitar, destas pedras, filhos de Abraão. O machado já está posto à raiz das árvores. Por isso, toda a árvore que não dá fruto será cortada e lançada ao fogo. Eu baptizo-vos com água, para vos levar ao arrependimento. Mas Aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu e não sou digno de levar as suas sandálias. Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo e no fogo. Tem a pá na sua mão: há-de limpar a eira e recolher o trigo no celeiro. Mas a palha, queimá-la-á num fogo que não se apaga».

A grande mensagem desta semana é o arrependimento e a conversão. Foi, de resto, esta a grande mensagem do Baptista. Jesus estava para chegar e era preciso que o mundo estivesse preparado para o receber.

João vai mais longe: a conversão é necessária para que as nossas boas acções tenham frutos.

O caminho de conversão passa por um sacramento concreto, que Jesus deixou aos seus discípulos quando lhes disse: “Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados”. O Advento, como a Quaresma são, de per si, tempos favoráveis de conversão e de arrependimento dos nossos pecados. Com a ajuda da Igreja, temos a possibilidade de nos libertarmos dos nossos pecados através de uma confissão sincera e bem preparada.

Para te ajudar a pensar sobre o assunto, revê este Post de Julho: https://post-it.sdpjsantarem.com/videos/36095/

Esta semana, o Post-it propõe-te por isso que faças um bom exame de consciência e que procures um sacerdote para te confessares e fazeres as pazes contigo, com os outros e com o Pai. Visita o teu pároco ou outro sacerdote à tua escolha e confessa-te.

Se precisares de ajuda, poderás encontrar exames de consciência no link seguinte:

https://odnmedia.s3.amazonaws.com/files/confissao-jovens20160628-161956.pdf

Absolvido, aproxima-te do teu presépio, em casa. Iluminado pela luz de Jesus que vem ao teu encontro, coloca uma vela junto à gruta, para que, na noite de Natal, antes de começares o teu jantar em família, possas rezar ao Menino que nasce.