Pastoral Vocacional de Santarém

Pastoral Vocacional de Santarém

O que é a pastoral vocacional?

A pastoral vocacional é aprender o estilo de Jesus. Ele passa todos os dias pela nossa vida, olhando-nos com misericórdia e conduzindo-nos ao encontro de Deus Pai.

O Papa Francisco ao falar sobre a pastoral vocacional usou três verbos: Sair, ver e chamar. Ao referir-se à palavra sair diz que significa ir para fora de esquemas rígidos, indo ao encontro dos jovens para os escutar, ajudando-os a discernir e a orientar os seus passos.

Quando Jesus passa coloca o Seu olhar na pessoa e fá-lo sem pressa. A pessoa é o que interessa a Jesus. Assim, a vocação tem início com um olhar de Misericórdia. Jesus diz àqueles que chama: segue-me! Jesus suscita naquele que chama o desejo de se pôr em andamento e de deixar uma vida inactiva.

A Pastoral Vocacional tem como finalidade facilitar aos jovens a descoberta e o aprofundamento do dom da vocação específica, em Igreja.

Supõe desenvolver nas comunidades paroquiais uma verdadeira cultura vocacional de modo que se promovam ambientes vocacionais que permitam aos jovens estar em atitude de vigilância para escutar a Deus através da sua Palavra, da realidade pessoal, do conhecimento de si mesmo/a e do conhecimento das várias vocações de serviço na Igreja.

Tem, ainda, a missão de acompanhar os jovens no seu processo vocacional, realizando encontros de discernimento e propostas de oração.

O tema do Sínodo dos Jovens “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” é um desafio e uma provocação para oferecer aos jovens a possibilidade de crescimento na fé e de discernimento do seu projecto de vida cristã.

Para esse fim temos pessoas que se disponibilizam a acompanhar na fé e discernimento os jovens que assim o desejem. Para esse ministério da escuta e do discernimento publicamos os seguintes contactos.

Irmã Inês Senra
926668974
pvdiocese.santarem@gmail.com

Padre Miguel Ângelo
916521137
miguelangelo.f@gmail.com

Padre Ricardo Conceição
91783802
ricardo.conceicao@sapo.pt

Padre Bruno Domingues
918420310
brunojmdomingos@gmail.com