O jovem que anuncia a Ressurreição

O jovem que anuncia a Ressurreição

É Páscoa e o Senhor está vivo! Terminamos a nossa caminhada quaresmal com o anúncio da Ressurreição por parte de um jovem bem diferente do da semana passada…

Alegra-te com a Ressurreição e começa a tua oração…

 

Leitura Bíblica (Mc 16, 1-7)

Passado o sábado, Maria de Magdala, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram perfumes para ir embalsamá-lo. De manhã, ao nascer do sol, muito cedo, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro.

Diziam entre si: «Quem nos irá tirar a pedra da entrada do sepulcro?» Mas olharam e viram que a pedra tinha sido rolada para o lado; e era muito grande. Entrando no sepulcro, viram um jovem sentado à direita, vestido com uma túnica branca, e ficaram assustadas.

Ele disse-lhes: «Não vos assusteis! Buscais a Jesus de Nazaré, o crucificado? Ressuscitou; não está aqui. Vede o lugar onde o tinham depositado. Ide, pois, e dizei aos seus discípulos e a Pedro: ‘Ele precede-vos a caminho da Galileia; lá o vereis, como vos tinha dito’.»

Saíram, fugindo do sepulcro, pois estavam a tremer e fora de si. E não disseram nada a ninguém, porque tinham medo.

 

Reflexão sobre o texto

Era domingo. Jesus tinha morrido e estava sepultado. As mulheres dirigem-se ao túmulo para procurar algum consolo, ungindo o corpo de Jesus e preparando o mesmo para um sepultamento que seria, agora, definitivo, dado que Jesus tinha sido sepultado à pressa: ia anoitecendo e, quando a noite tivesse caído, começaria o sábado e é proibido, na cultura judaica, fazer o quer que seja ao sábado.

Mas eis que chegam ao túmulo e percebem que algo de extraordinário aconteceu: a pedra está rolada e encontram um jovem. Pela primeira vez, aparece no Evangelho um jovem que está “do lado de Jesus”. Ele veio especificamente para anunciar a ressurreição.

Mas este jovem assusta-as. Elas têm medo dele e nem o anúncio que o Jovem faz lhes muda a atitude: elas saem, fogem e mantém-se em silêncio porque o medo as consome.

Ora, se olharmos com atenção, hoje, quando és jovem e anuncias Jesus, provocas sentimentos parecidos: corres o risco de ser malvisto, gozado, ostracizado… A sociedade de hoje tem dificuldade em aceitar que possas ser diferente, que te possas reger por uma lei e uma moralidade ensinada por Jesus: és tido como antiquado, fora de moda, um totó

No entanto, se olhares para o texto, não é dito que o jovem tenha fugido ou tenha tido uma atitude qualquer de desmotivação: perante o medo das mulheres, ele cumpre a sua missão e anuncia a ressurreição…

Passando para a minha vida…

  1. Acreditas na Ressurreição de Jesus ao ponto de aceitares anunciá-la?
  2. És confrontado com a tua fé? Como reages?
  3. Estás pronto para mudar de atitude e te tornares um missionário da ressurreição no meio em que vives? Na Paróquia, na escola, no trabalho…

Ação concreta:

Esta semana, arranja um tempo para olhares para este jovem e perceber em que lugar ou lugares da tua vida o Senhor pode ser anunciado. Como o jovem que hoje te apresentamos, faz jus à tua missão de jovem batizado e crente: vai pelo mundo e anuncia-O… Santa Páscoa!