"Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas"

“Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”

“Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas” (Mc 1, 1).

O Evangelho do segundo domingo do Advento, convida-nos a preparar caminho, a ‘desbravar’ a nossa vida para acolher a vinda do Salvador. Através do exemplo de São João Baptista, todo o Homem é convidado a uma mudança radical de vida, é convidado a voltar ao essencial de si mesmo para viver O essencial que deseja habitar em cada um de nós.

As três leituras deste domingo são uma verdadeira chamada de atenção para a necessidade de nos prepararmos, já dizia o profeta Isaías na primeira leitura “Preparai no deserto o caminho do Senhor, abri na estepe uma estrada para o nosso Deus. Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as colinas; endireitem-se os caminhos tortuosos e aplanem-se as veredas escarpadas.” (Is 40,1-5.9-11).

Somos também convidados a olhar para a figura de João Baptista, aquele que veio para anunciar o Senhor, para ser a voz que o anuncia. João era convidado a interpelar, e posteriormente a batizar, aqueles que ainda não se tinham convertido a Deus. Constantemente nas nossas vidas somos convidados a responder a este apelo de Deus de sermos Seus anunciadores, não só com palavras mas também com gestos.

E agora nós: como preparamos nós a vinda do Menino?

Enfeitamos a nossa casa de ornamentos natalícios, mas esquecemo-nos de ornamentar os nossos corações?

Em que sala acolhemos nós o Salvador? Na sala mais sumptuosa das nossas vidas ou na garagem, desprovida de qualquer conforto?

Estamos dispostos a dar um “sim” incondicional às interpelações que Deus nos faz?