https://www.youtube.com/watch?v=UBhDAFc7sTE
Estamos a iniciar um novo ano. 365 dias de esperança, 365 novas oportunidades dadas pelo Pai para poderes realizar em Ti os planos que Ele tem para a tua vida. Janeiro é, por isso, o mês dos recomeços. De olhar para a tua vida, de tentar perceber em que ponto estás e o que precisas de fazer…
Volta a escutar a música e coloca-te diante de Cristo como te é pedido pela música: tu mesmo, sem filtros, sem máscaras e disposto a que Ele seja a voz do Pai neste novo ano que agora se inicia…
Da Carta do Apóstolo São Paulo aos Filipenses (Fil 4, 4-13)
Alegrai-vos sempre no Senhor! De novo o digo: alegrai-vos! Que a vossa bondade seja conhecida por todos. O Senhor está próximo. Por nada vos deixeis inquietar; pelo contrário: em tudo, pela oração e pela prece, apresentai os vossos pedidos a Deus em acções de graças. Então, a paz de Deus, que ultrapassa toda a inteligência, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. De resto, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é respeitável, tudo o que possa ser virtude e mereça louvor, tende isso em mente. E o que aprendestes e recebestes, ouvistes de mim e vistes em mim, ponde isso em prática. Então, o Deus da paz estará convosco.
É grande a alegria que sinto no Senhor por, finalmente, terdes feito com que desabrochasse o vosso amor por mim. É que tínheis o interesse, mas faltava a oportunidade.
Não falo assim por me sentir carecido. Pois, no meu caso, aprendi a ser autónomo nas situações em que me encontre. Sei passar por privações, sei viver na abundância. Em toda e qualquer situação, estou preparado para me saciar e passar fome, para viver na abundância e sofrer carências. De tudo sou capaz naquele que me dá força.
Reflexão…
São Paulo, nesta carta, dá-nos alguma ajuda para vivermos o nosso ano. Nesta época de recomeços, algumas perguntas se impõem:
– Vivo a minha fé de forma alegre? Ou com cara de quem acaba de comer um limão?
– Confio no Pai e sou capaz de lhe “contar” tudo, isto é, de rezar nos bons ou nos maus momentos ou limito-me ao calorzinho nos momentos altos da minha fé? Agradeço o bem que Ele me faz ou passo a vida a pedir sem agradecer?
– Sei “passar por privações e viver na abundância” ou sou exigente com Deus, não entendendo que a Cruz, embora dolorosa, é parte do meu crescimento enquanto pessoa e enquanto cristão?
-Tenho noção que “de tudo sou capaz naquele que me dá força”?
No início do ano, o Post-it desafia-te a colocar-te estas questões individualmente ou, se assim entenderes, a juntar-te a outra(s) pessoa(s) e, se for este o caso, guardem no vosso tempo um momento de partilha. As nossas dificuldades são muitas vezes mais difíceis de ultrapassar se caminharmos sozinhos.
Pede agora ao Espírito Santo que te guie neste novo ano, caminhando ao teu lado. Que venha morar no teu coração e te ajude a crescer enquanto cristão, enquanto membro de uma família, enquanto membro da Igreja.
Música: https://www.youtube.com/watch?v=-JYu9Iih8r8
Ação
Em pequenos papéis, escreve algumas frases da tua reflexão deste início de ano. Algumas coisas que tenhas rezado e alguns aspetos bem concretos que queiras melhorar ou mudar em ti.
Espalha esses papéis por sítios onde vás passar durante o ano. A tua Bíblia, a tua carteira, a bolsa dos documentos do carro, a gaveta onde guardas a roupa de verão… Sê criativo! Assim, ao longo do ano, poderás ir relembrando esta oração, esta reflexão que fizeste e persistir nas coisas que rezaste hoje.
Oração final
Apresenta a Deus as intenções de oração que trazes contigo no início deste ano e agradece a Deus os momentos de oração que te deu hoje e termina a tua oração de hoje rezando, de coração aberto, a oração que se segue:
A vida passa depressa, Senhor,
o tempo corre veloz.
Os dias sucedem-se ininterruptamente.
A vida é cada vez mais agitada.
Não há tempo para mais nada.
É preciso correr para acompanhar.
Mas hoje quero parar um instante
para falar contigo, Senhor,
pois um ano novo
é uma etapa nova que começa.
Hoje os meus pensamentos
são de gratidão:
seria difícil enumerar os benefícios
recebidos até o dia de hoje.
Quero também pedir perdão,
pois nem sempre levo a vida a sério.
Muitas vezes deixo de cumprir
as minhas obrigações.
Falho tremendamente
nas relações com os outros.
Perdoa-me, Senhor.
Com o começo do novo ano
quero iniciar uma vida nova,
uma vida mais autêntica
e mais sincera.
Acompanha-me, Senhor,
em cada dia.
Firma os meus passos
no caminho do bem.
Derrama a paz e o amor
nos corações
para que possa construir
um mundo novo,
onde reine a paz,
a justiça e a fraternidade,
onde se luta
para acabar com a miséria,
para aliviar os sofrimentos alheios.
Assim, a tua presença
marcará cada vez mais o mundo.
Fortalece-me, Senhor,
na luta e guia-me hoje e sempre. Ámen.