“Cidade do Vaticano (RV) – Após a Oração mariana do Angelus neste domingo (14), na Praça São Pedro, o Papa Francisco dirigiu o seu pensamento aos doadores de sangue:
“Hoje comemora-se o Dia Mundial dos Doadores de Sangue, milhões de pessoas que contribuem, de modo silencioso, para ajudar os nossos irmãos em dificuldade. A todos os doadores manifesto o meu apreço e convido especialmente os jovens a seguirem o seu exemplo”.
“Saúdo – disse ainda – o grupo que recorda todas as pessoas desaparecidas e asseguro a minha oração. Estou também próximo, – concluiu – a todos os trabalhadores que defendem de maneira unida o direito ao trabalho, que – reafirmou – ‘é um direito à dignidade’”.
No ano de 2004 a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Na data comemora-se também o aniversário de Karl Landsteiner, Prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO.
O tema da campanha deste ano é “Obrigado por salvar minha vida”. A campanha está focada no agradecimento aos doadores de sangue que salvam vidas todos os dias através de suas doações e encorajam mais pessoas em todo o mundo a doar sangue voluntaria e periodicamente, com o slogan “Doe voluntariamente, doe frequentemente. Doar sangue é importante.”
O tema deste ano visa resgatar histórias de pessoas cujas vidas foram salvas através da doação de sangue, como forma de motivar doadores regulares de sangue a continuar a doar e motivar pessoas saudáveis que nunca doaram a começar a fazê-lo.”