FlumenFest – Festival Internacional de Cinema

FlumenFest – Festival Internacional de Cinema

Informações Relevantes

Quando: 3 a 8 de Março de 2015
Local: Seminário Nossa Senhora da Conceição, Rua de São Domingos, 94C, 4710-435, Braga
Tema: “Ao Encontro do Outro”
Inscrições para concurso: Até 15 de Janeiro 2015
Mais informações: FlumenFest

Comentário

FlumenFest é um festival de cinema que tem como objetivos estabelecer um diálogo entre o cinema e os valores humanos, enaltecer os trabalhos capazes de incorporar o invisível e despertar a atenção para o sentido da vida. Nesta 1ª edição, o tema escolhido – “Ao Encontro do Outro” – foca-se nos laços humanos que são cruciais para completar o sentido da vida. Para além de trabalhos relacionados com o cinema, neste festival são propostas outras linguagens de reflexão como música, fotografia, entre outras.

É um festival que tem na sua essência a poderosa imagem da Árvore da Vida descrita pelo Apóstolo João onde se descreve um rio (Flumen) de água viva e em cujas margens existe a Árvore da Vida: “mostrou-me, depois, um rio de água viva, límpido como cristal […] No meio da praça da cidade e nas margens do rio está a árvore da Vida que produz frutos doze vezes ao ano; em cada mês o seu fruto, e as folhas das árvores servem de medicamento para as nações” (Ap 22, 1-2).

Flumenfest pretende “ser no meio da cidade dos homens esta água luzente e discreta que escoa”, que alimenta a imaginação e que transporta vida até ao coração dos homens.

O cinema é uma “linguagem de reflexão” que surge da imaginação humana. É uma arte que sonha e experiencia a vida. No cinema partilha-se afeição por vários momentos e é nesta diversificada partilha, onde muitas vezes nos revemos, que sonhamos e despertamos emoções e consciências.