Exposição: Neste vale de lágrimas

Exposição: Neste vale de lágrimas

Porque Deus também está nos momentos difíceis, esta exposição faz-nos entender a forma como muitos homens e mulheres viveram a fé e sentiram a presença de Deus em cenário de Guerra.

Informações Relevantes

Período de Exposição:  até 31 de outubro de 2015
Local: Convivium de Santo Agostinho | Basílica da Santíssima Trindade
Horário: Todos os dias, das 9h00 às 17h00
Entrada Livre
Mais Informações: fatima2017.org

Comentário

No 5.º ano da celebração do Centenário das Aparições de Fátima, o Santuário inaugura a exposição Neste vale de lágrimas, evocando a quarta aparição de Nossa Senhora, em agosto de 1917. A exposição possibilita ao visitante não só acompanhar as condições em que teve lugar a aparição, e as vicissitudes vividas pelos três videntes de Fátima, mas também todo o contexto político da época, marcado pela I Guerra Mundial.

A exposição é composta por documentos, fotografias e outros materiais relacionados com a vida dos pastorinhos naquele mês de agosto, mas também por uma série de objetos, esculturas, oferendas e imagens relativas à I Guerra Mundial e às Guerras Coloniais.
Viajando através dela, existe uma sensação que fica: a certeza de que Deus não se ausentou naquele momento difícil da História e que muitas pessoas O encontraram mesmo vivendo num cenário de guerra ou de perseguição. O Cristo das Trincheiras, presente na exposição, materializa esta certeza, na medida em que apresenta os «ferimentos» mais comuns entre os soldados das trincheiras, bem como as muitas oferendas e objetos de culto feitos com material de guerra, que mostram que é possível confiar e continuar a acreditar mesmo quando o mundo parecia ter caído na escuridão.

??????????????????