CVX-U

CVX-U

A CVX-U é, no fundo, um grupo que se reúne de 15 em 15 dias para receber pistas de oração  para as duas semanas que se seguem e para partilhar a oração de cada um das duas semanas que passaram.

Mas não são pistas de oração assim, só. São pistas que têm um seguimento, que nos acompanham nesta fase de descoberta e de construção da nossa identidade. A CVX-U tem um percurso traçado em que primeiro nos é proposto conhecermo-nos a nós próprios, depois conhecer Jesus e depois conhecer o mundo.

Para mim, a CVX-U tem sido espetacular. E digo espetacular porque, em primeiro lugar, tem sido uma grande ajuda na minha relação com Deus, uma oportunidade de ver as coisas de outra maneira, um despertar para a presença de Deus. Mas tem sido, também, uma ajuda para tomar consciência das coisas que não estão bem, do que pode ser diferente, dos meus pontos fracos e daquilo em que pedir ajuda pode ser uma ótima solução.

Tem sido espetacular também porque tenho experimentado aquilo que alguns chamam “amizade no Senhor”. O grupo em que estou era um grupo em que, inicialmente, quase ninguém se conhecia. Mas isto não impediu que cada um levasse a sério as propostas que nos foram sendo feitas e partilhasse como tinha sido a sua oração. Foi nestes momentos de partilha que cresceu esta amizade que várias vezes comentámos como sendo estranha, porque mal nos conhecíamos, mas que era tão sincera e tão boa, ao mesmo tempo.

Tem sido espetacular, também, porque nos coloca um desafio que é grande e que às vezes nos custa como seres-humanos críticos que somos. E o desafio é ouvirmos o que os outros têm para partilhar. Só ouvir, não ser um tempo de debate ou de comentar, mas de ouvir. Este desafio é grande por estarmos habituados a comentar sempre, a avaliar, a dar a nossa opinião ou a contra-argumentar e, de repente, estamos ali. Diante de alguém que está a partilhar, que também tem dificuldades e dúvidas. Se calhar perguntam: “então mas não era bom que pudéssemos dar uma sugestão para nos ajudarmos uns aos outros?”. Sem dúvida! Mas não naquele momento, aquele é o tempo de ouvir e de deixar passar pelo coração. No fim, se alguém tiver alguma coisa a dizer ou a sugerir terá tempo para o fazer, mas aí já num segundo momento, em que já passou pelo coração. Por outro lado, para quem está a partilhar, também é um momento de se ouvir a si próprio. Quando dizemos as coisas, muitas vezes ouvimos de maneira diferente o que estamos a dizer. Parece que é como se fosse outra pessoa que está a falar. E isto também pode ser uma grande ajuda!

Por fim, tem sido espetacular também porque é uma proposta tão continua. A CVX-U não se resume, de todo, às reuniões quinzenais. A oração é, diria eu, a sua componente principal. Isto é, para mim, uma grande ajuda na minha oração diária, na minha relação diária com Deus!

Concluindo, esta é uma proposta, como qualquer outra, que procura aproximar-nos de Deus. Para mim tem sido uma experiência espetacular que recomendo vivamente!

Madalena Guimarães

Para saber mais sobre a CVX e em particular a CVX-U (para universitários), clique aqui.