Campfest

Campfest

“A Igreja só será jovem quando o jovem for Igreja” (S. João Paulo). Por esta mesma razão, jovens que acreditam no mesmo amor, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2016, juntaram-se para mais uma vivência em comum: o Campfest. O Campfest é um projeto de dinamização juvenil da zona pastoral do Cartaxo, que tem como objetivos proporcionar aos adolescentes e jovens, momentos de encontro com Deus, mas também, de lhes mostrar como ser Igreja. E para isso, este encontro envolve momentos de convívio, de partilhas, de reflexão e de oração.

Este Campfest teve a particularidade de ser aberto a jovens a partir do 7ºano de catequese e teve como tema “Vem conhecer Maria”. Sobre este tema, foi feito um ciclo de curtas catequeses sobre Nossa Senhora, a partir das invocações existentes nas diversas paróquias. A cada catequese correspondia um “nome” diferente de Maria, conforme a paróquia. São exemplos a Nossa Senhora da Expectação (Valada e Vale de Santarém), Nossa Senhora da Conceição (Póvoa da Isenta), Nossa Senhora da Purificação (Pontével), Nossa Senhora da Graça (Vale da Pinta), Nossa Senhora de Fátima (Vale da Pedra) e Santa Maria (Almoster). Com estas catequeses, foram abordadas várias temáticas, tais como, o pecado, a gratidão, a humanidade de Maria e Jesus, e também, de como Jesus é luz para nós e para o mundo. Estas dinâmicas foram feitas pelo meu grupo de catequese: um grupo de jovens muito unido e que partilha um longo e bonito caminho. Ao longo da nossa caminhada, participámos em diversas atividades da paróquia e da diocese, entre elas Campfest’s. No entanto, este foi completamente diferente: foi-nos dada a missão de “estar do outro lado”, por outras palavras, de organizar e ajudar na elaboração das atividades.

A sensação de ajudar os outros, de transmitir-lhes conhecimentos, de conversar e partilhar com eles o que somos, o que sabemos e o que já experienciamos é deslumbrante,  e nada melhor que fazê-lo de jovens para jovens. Foi, também, muito agradável ver que eles gostaram tanto como nós e que estavam a tirar o maior proveito de toda aquela experiência. Ainda dentro do tema e seguindo o pedido de Nossa Senhora para todos os homens, rezámos o terço: um terço em tamanho gigante e, anteriormente, construído e decorado por todos nós. Esta dinâmica foi realizada ao ar livre, na praia fluvial de Valada e com a participação de várias pessoas das paróquias. O encontro terminou com a celebração da Eucaristia, aberta à comunidade e animada pelos jovens.

A meu ver, são estas missões e desafios que fizeram e fazem, não só o nosso grupo de jovens crescer, como também cada um de nós. Para além de todo o convívio, amizades e dinâmicas, foi também uma experiência de encontro connosco próprios e com Deus. Para concluir, acrescento apenas que, em particular neste Campfest, aprendemos um pouco mais de como ser Igreja no mundo, seguindo os passos de Maria e dizendo “Sim”, tal como ela.”

Mariana Ferreira, Pontével