Durante o mês de junho, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, estiveram em peregrinação na Diocese de Santarém. No final da tarde do dia 17, os símbolos partiram para a vigararia de Almeirim, onde estiveram até ao dia 21. O Alexandre Moura, responsável pelo Comité Organizador Paroquial da Chamusca, partilha a emoção destes dias:
Os símbolos chegaram à Chamusca numa altura exigente da minha vida. Em plena época de exames, pensava eu com poderia conciliar a exigência que o estudo precisava de mim com o nervosismo, a ansiedade e inquietação de receber os símbolos de que tanto se falava desde há muito tempo.
Não era suposto…, mas acompanhei 100% do roteiro dos símbolos na minha terra ribatejana. É inexplicável, mas a vontade de querer estar com os símbolos, e me sentir de certa forma responsável por os fazer chegar a todas as pessoas, era incrível. Não me arrependo…nem mesmo sabendo o cansaço que foi. Lembro-me de chegar à cama cheio de sono e não conseguir dormir com a adrenalina que ainda penetrava no meu corpo.
Como responsável foi um orgulho ver que todas as paragens que fazíamos estavam repletas de gente que crê naquilo que significam os símbolos tanto quanto eu. O que mais me marcou foi chegar da passagem das vigararias de Torres Novas para a de Almeirim e aperceber-me da quantidade de pessoas que nos esperava, que esperava os símbolos, que na fé alcançavam uma certeza.
Tudo culminou na missa vicarial na Chamusca. Eu estava encarregue por um pequeno discurso no pós-comunhão. A verdade é que, por mais preparação que tivesse posto nesse discurso, aquilo que saiu foi do mais genuíno que sentia naquele momento. Agradeci, agradeci e agradeci…ainda hoje o faço! De certo que alguém faltou mas Deus ajuda-me a chegar a esses e a todos os que não conseguem chegar a ele.
Tem sido uma viagem incrível e passámos por o que eu chamo umas JMJ Júnior neste fim de semana mágico…eu e a minha fantástica equipa! Mágico foi também a presença dos restantes responsáveis da vigararia, pela primeira vez ao vivo mas com histórias de mil capítulos.
Deixei-me tocar pelos símbolos e eles deram-me força para continuar! Milhões de pessoas já o fizeram. Mas ALI estava eu, o coração da minha mãe e todos os valores que me fazem acreditar em Ti.