“Vigiai e orai em todo o tempo”

“Vigiai e orai em todo o tempo”

“Vigiai e orai em todo o tempo”, do Evangelho de S. Lucas (Lc 21, 25-28.34-36), é a primeira chamada de atenção para o tempo litúrgico que vamos iniciar no próximo domingo: o Advento.

A palavra Advento, tem origem no latim adventus e significa vinda, chegada. Todos os tempos litúrgicos que vivemos ao longo do ano dão-nos pistas para podermos saborear bem os momentos fortes. O Advento é o tempo litúrgico que nos ensina e ajuda a prepararmos os nossos corações para o nascimento do Menino Jesus. Este é sem dúvida um tempo de espera, um tempo para darmos lugar à esperança.

Ao longo de quatro semanas vamos ser convidados a escutar os Evangelhos que nos vão falar sobre estarmos atentos e vigiarmos esta chegada tão aguardada do Menino, sobre prepararmos o caminho até ao dia da Sua chegada, vamos escutar João Baptista falar acerca da vinda d’Aquele que há de batizar no Espírito Santo e no fogo e vamos, ainda, escutar sobre o encontro de Maria com a sua prima Isabel, quando o Menino lhe salta de alegria no seio.

Às vezes sinto que somos tentados a rezar os Evangelhos e os momentos litúrgicos desapegados do tempo em si, ou seja, muitas vezes sinto que chegamos à Páscoa ainda a rezar a Quaresma e chegamos ao Natal ainda a rezar o Advento e que alegamos “falta de tempo” para desculpar este facto. São-nos dadas quatro semanas para viver bem esta preparação do Natal, então vamos tentar aproveitá-las para as rezar com um ritmo certo. Digo isto, porque o Advento ainda não começou mas, individualmente ou nas nossas paróquias e/ou movimentos, provavelmente, já o andamos a preparar e com isso, podemos cair na tentação de nos “desleixarmos” de rezar o presente.

Só para irmos pensando um bocadinho nisto, durante a primeira semana do Advento, deixo algumas pistas sobre o primeiro Evangelho (Lc 21, 25-28.34-36):
– Como queremos preparar esta vinda de Jesus?
– Será que andamos vigilantes e atentos e sabemos reconhecer o momento da chegada?
– Como é que queremos que o nosso coração esteja na manhã de Natal?

Bom início de Advento a todos!

Liliana Nabais