A Magia do Perdão

A Magia do Perdão

O Exame de Consciência é uma ferramenta muito útil para o Cristão, permite-nos avaliar o nosso dia, as nossas atitudes, a nossa vida. Se estão ou não de acordo com o que Jesus quer para cada um de nós, se estamos a ser verdadeiros rostos de Cristo por onde passamos, se não nos andamos a esquecer do que Ele nos ensinou.

É normal que, analisando cuidadosamente o que te move, o que de facto andas a fazer e não só o que pensas que andas a fazer, e o modo como isso afeta os outros, venhas a descobrir que pecas mais do que gostarias. Mas não é a quantidade de pecados que cometes que preocupa Jesus e te afasta Dele – o grande problema está em não te aperceberes do que fizeste menos bem e em não fazeres nada para o corrigir, nem que seja pedindo ‘desculpa’.

Jesus perdoa sempre desde que fales com Ele e te mostres arrependido. E acho que concordas quando digo que sentires-te perdoado, é sentires-te em paz, não só com Deus, mas contigo e talvez também com os outros. É renascer e recomeçar, atacar cada dia como um novo dia, com a atitude renovada de quem quer fazer sempre o Bem o melhor que sabe, mesmo apesar de todas as suas fragilidades e adversidades que surgem no caminho.

Deixamos-te, então, uma sugestão para facilitar este exame de consciência que te conduz a saborear a Magia do Perdão:

Procura fazer silêncio e refletires sobre o dia que passou!

Prepara-te para este encontro com Jesus. Procura criar silêncio dentro de ti. Lentamente, vai tranquilizando o teu coração e deixando espaço para Deus. Prepara-te para falares de dentro, com o teu interior, com teu interior mais íntimo. Sente o teu coração, é ele que ouve o Senhor. Sente-o, é com ele que falas ao Senhor. E neste tempo que é o tempo do teu coração, o tempo de Deus, talvez percebas que tens andado distraído, longe de Deus e de ti… Para uns momentos, considera tudo quanto já fizeste hoje. Pergunta-te sobre o que te moveu. O amor? O egoísmo? Começa a tua oração com este desejo de te conheceres melhor, de perceberes mais profundamente o que te move. O que correu bem e o que correu mal neste dia que passou. O que fizeste ou não foste capaz de fazer para maior graça de Deus e o que apenas fizeste pensando em ti próprio. Como está a tua relação com Jesus? Como tens sido para os que te rodeiam? Sentes que és fiel a ti próprio, sentes-te bem contigo?

Adaptação de excertos de “Começa Assim a Tua Oração”

Ficaste com vontade de rezar mais um pouco?

O Desafio para a Semana é repetires este exercício todos os dias e de preferência em locais e alturas do dia sempre diferentes, por exemplo: hoje ao final do dia, ainda no teu local de trabalho/escola/faculdade; amanhã, numa igreja/capela pela qual passes no caminho para qualquer lado; no dia seguinte, à noite, antes de ires dormir; etc.

Termina a tua oração e atreve-te a nunca desperdiçar a oportunidade de recomeçar que é cada novo dia, rezando:

Meu Pai,
Agradeço-Te por tudo o que vivi hoje.
Sei que foi tudo dado por Ti.
Ofereço-Te tudo o que fiz hoje e tudo o que sou.
Peço-Te desculpa se fugi de Ti e do Teu exemplo de Amor.
Ajuda-me a ser cada vez melhor.
Ámen

In GPS da Vida Cristã, pp.110

 PS: Podes encontrar muitas outras propostas de exame de consciência em diversos livros (como o GPS) e pela Internet fora (por exemplo, Passo-a-Rezar, Apostolado da Oração), encontra a forma que mais te ajuda a rezar!