II Semana da Quaresma

II Semana da Quaresma

Encontro:

Sobe ao monte, o lugar da manifestação e proximidade de Deus, para rever o caminho feito. Tens experimentado provas que parecem superiores às tuas capacidades? Quais? Essas provas não são capricho de Deus mas servem para conhecer o teu coração. É o que acontece com Abraão que tinha recebido de Deus o seu filho. Um presente não se possui mas recebe-se. Identifica as provas que já superaste e o que aprendeste com isso.

Caminho:

Deus não aceita o sacrifício de Isaac mas oferece o seu próprio Filho por amor à humanidade, explica-nos São Paulo. Não separes os dons de quem os oferece. Se Deus está por ti quem estará contra ti? Faz um ato de fé. Quem será maior: Deus ou as provas da vida?

Missão:

Jesus leva os seus discípulos e a nós ao cimo do monte para vermos o caminho que temos pela frente. A transfiguração só se entende depois da ressurreição, que não é obra humana (vestes brancas) mas de Deus. Por isso Pedro não sabe o que diz. O mais importante não é o que tu possas dizer, nem que o fazes para parar o tempo (3 tendas), mas escutar a voz do Pai, envolvidos no Espírito (nuvem): Este é o meu Filho, escuta-O! A Lei e os Profetas (Moisés e Elias) conduzem-nos à ressurreição de Jesus. Para aí chegar os discípulos precisam de fazer o caminho de Jerusalém. Esta semana escolhe um pensamento/desejo/atitude/gesto negativo e habitual e transforma-o à maneira de Jesus. Transfigura-te!

semana 2