Ide, e fazei discípulos!

Ide, e fazei discípulos!

Um dos últimos mandamentos que Jesus nos deu foi: “Ide, e fazei discípulos.”

Começa por refletir como tem sido a tua caminhada com Jesus. O discípulo segue o Mestre, quer viver como o Mestre! Como tens tu vivido? À maneira de Jesus, ou à tua maneira? Antes de passares ao Evangelho, faz um breve minuto de silêncio, e pensa como tens vivido. À tua maneira, ou à maneira de Jesus?


Do Evangelho Segundo São Mateus (28, 16-20)

“Os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando o viram, adoraram-no; alguns, no entanto, ainda duvidavam. Aproximando-se deles, Jesus disse-lhes: ‘Foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra. Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos “

Jesus pede-nos para fazermos discípulos. Ele pede-te para fazeres discípulos d’Ele! Mas, antes de pensares se fazes discípulos, pergunta-te: “Eu sou um discípulo?

Um discípulo tem uma relação com o Mestre. Encontra-se diariamente com o Mestre.
Se eu não tenho tempo para Jesus diariamente, então não sou um discípulo.
Se seguir Jesus, não mudou a minha vida pelo menos na semana que passou, então, não sou um discípulo.
Se sou demasiado preguiçoso em ajudar a minha família, ou os meus amigos em tarefas que me pedem, então, não sou um discípulo de Jesus.

Pensa de que maneira podes ser um discípulo de Jesus. Em casa, com a família.. Com os amigos.. Na escola, na universidade, ou no trabalho. De que maneira podes seguir Jesus no teu dia-a-dia?

 

Um discípulo é um seguidor de Jesus. Um discípulo quer saber o quê, e como o Mestre faz as coisas. Ou seja, um discípulo não acredita apenas no seu Mestre, não escuta apenas o Mestre, não vê apenas o Mestre fazendo as coisas, mas quer viver à maneira d’Ele. Quer fazer as coisas que Jesus fez.
Diz-se que um verdadeiro discípulo segue o seu Mestre de tão perto, que ao fim do dia estaria coberto pela poeira das Suas sandálias. Os discípulos seguiam Jesus. Eles tinham uma verdadeira relação com Jesus. Onde Ele ia, eles iam. O que Ele fazia, eles faziam. O que Ele dizia, eles diziam.


DESAFIO

Qual é a pessoa na tua vida, que tu conseguirias ajudar a ser uma discípula de Jesus até ao fim deste mês? Quais são as pessoas na tua vida, em que, no dia-a-dia, consegues ajudar a serem seguidores de Jesus. Aliás, qual é a pessoa sobre a quel tens uma influência direta que, até ao fim deste dia, conseguirias ajudar a ser um verdadeiro seguidor e discípulo de Jesus, ao ponto de ficar coberto pela poeira das Suas sandálias?
És TU mesmo.

“Não podes fazer discípulos, se tu próprio não fores um” (Fr. Mike Schimtz)

Primeiro, sê um discípulo. Depois, faz discípulos.
Se tu não fores um discípulo, um verdadeiro seguidor de Jesus, com o qual tens uma relação diária, então, como conseguirás fazer discípulos?
Por isso, hoje mesmo, tu tens a oportunidade de fazer um discípulo. Um verdadeiro discípulo de Jesus. Tens a oportunidade de fazer de ti um discípulo de Jesus. Reza. Fala com Ele. Ele está sempre presente na tua oração, e escuta-te!

 

“Sonho com uma opção missionária, capaz de transformar tudo” (Papa Francisco)

Não tenhas medo! Não tenhas medo de ser cristão, e de viver como um cristão!

Não tenhas medo de ser um discípulo na escola, na universidade, ou no trabalho. Jesus disse que irá estar SEMPRE contigo!

“A nossa alegria mais profunda vem de Cristo: estar com Ele, caminhar com Ele, ser seus discípulos” (Papa Francisco)