Com Maria e José a caminho de Belém - Caminhada de Advento Semana 3

Com Maria e José a caminho de Belém – Caminhada de Advento Semana 3

Passaste metade do caminho, e ao longe, avistas as muralhas de Jerusalém. Dentro de pouco tempo, passarás com Maria e José na Cidade Santa e faltará pouco para chegares a Belém. Esta semana, a Liturgia convida-te a olhar para Jesus e a ver n’Ele a figura do Salvador, como Maria, que, grávida e, depois, ao longo da sua vida, vai guardando as coisas no coração e percebendo, passo-a-passo, a grandeza d’Aquele que gerou no Seu seio.

Música: https://www.youtube.com/watch?v=8TFmBYaKrrE

 

Evangelho: Mt 11, 2-11

Naquele tempo, João Baptista ouviu falar, na prisão, das obras de Cristo e mandou-Lhe dizer pelos discípulos: «És Tu Aquele que há-de vir, ou devemos esperar outro?». Jesus respondeu-lhes: «Ide contar a João o que vedes e ouvis: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa Nova é anunciada aos pobres. E bem-aventurado aquele que não encontrar em Mim motivo de escândalo». Quando os mensageiros partiram, Jesus começou a falar de João às multidões: «Que fostes ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? Então que fostes ver? Um homem vestido com roupas delicadas? Mas aqueles que usam roupas delicadas encontram-se nos palácios dos reis. Que fostes ver então? Um profeta? Sim – Eu vo-lo digo – e mais que profeta. É dele que está escrito: ‘Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, para te preparar o caminho’. Em verdade vos digo: Entre os filhos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista. Mas o menor no reino dos Céus é maior do que ele». 

 

Jesus e João vivem conscientes da Missão de Deus destinou a ambos. Jesus reconhece em João a figura do predecessor anunciado na Escritura. E nada é por acaso… Desde a visitação de Nossa Senhora a Isabel, há uma conexão enorme entre as duas mulheres. O menino, que exulta no Seio de Isabel é aquele que baptizará Jesus no Jordão e que hoje Jesus apresenta como sendo “maior do que um profeta”.

Quando Maria visita Isabel, já tem bem presente as Maravilhas que Deus opera na Humanidade com o nascimento de Seu Filho. Desse encontro brota uma oração maravilhosa que o Post-It te desafia a rezar diariamente esta semana, diante do presépio onde te convidamos a colocar a figura de Maria e da manjedoura vazia, sinal de que também o teu coração vai ficando preparado a receber o Redentor, fazendo do teu coração um autêntico presépio:

Magnificat

A minha alma glorifica o Senhor *
E o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.

Porque pôs os olhos na humildade da sua Serva: *
De hoje em diante me chamarão bem aventurada todas as gerações.
O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: *
Santo é o seu nome.

A sua misericórdia se estende de geração em geração *
Sobre aqueles que o temem.
Manifestou o poder do seu braço *
E dispersou os soberbos.

Derrubou os poderosos de seus tronos *
E exaltou os humildes.
Aos famintos encheu de bens *
E aos ricos despediu de mãos vazias.

Acolheu a Israel, seu servo, *
Lembrado da sua misericórdia,
Como tinha prometido a nossos pais, *
A Abraão e à sua descendência para sempre

Glória ao Pai e ao Filho *
E ao Espírito Santo,
Como era no princípio, *
Agora e sempre. Amen.