Caminhada Quaresmal

Caminhada Quaresmal

Da mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2017

 

“Amados irmãos e irmãs!

A Quaresma é um novo começo, uma estrada que leva a um destino seguro: a Páscoa de Ressurreição, a vitória de Cristo sobre a morte. E este tempo não cessa de nos dirigir um forte convite à conversão: o cristão é chamado a voltar para Deus «de todo o coração» (Jl 2, 12), não se contentando com uma vida medíocre, mas crescendo na amizade do Senhor. Jesus é o amigo fiel que nunca nos abandona, pois, mesmo quando pecamos, espera pacientemente pelo nosso regresso a Ele e, com esta espera, manifesta a sua vontade de perdão (cf. Homilia na Santa Missa, 8 de janeiro de 2016)”.

Iniciamos hoje o tempo da Quaresma, Tempo, diz o Papa, “um novo começo, uma estrada que leva a um destino seguro: a Páscoa de Ressurreição, a vitória de Cristo sobre a morte”. Nestas semanas de caminho conjunto, vamos procurar ler juntos a mensagem quaresmal do Papa e fazer dela o nosso caminho de conversão.

Por isso, faz o sinal da cruz e inicia a tua oração…

Em Nome do Pai…

Do Livro de Joel (Jl 2, 12-14)

12 Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.

13 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.

14 Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o Senhor vosso Deus?

O excerto mencionado pelo Papa na introdução da mensagem para a Quaresma, refere um aspeto muito importante: a conversão não é algo que se faz de fora para dentro mas antes que vem de dentro e se manifesta para fora. O visível deve ser uma consequência do que se passa dentro do teu coração. O coração rasgado é pois mais importante do que as vestes rasgadas.

Rasgar o coração é, assim, abrir espaço para que Jesus possa entrar e fazer maravilhas nas nossas vidas. Esse é o verdadeiro caminho de regresso ao Pai… Nesta Quaresma, desafiaremos cada um de vós que nos acompanham nesta semana a poder dar passos muito concretos a caminho da Ressurreição.

Diz o Papa Francisco, na introdução da Mensagem para a Quaresma: “A Quaresma é o momento favorável para intensificarmos a vida espiritual através dos meios santos que a Igreja nos propõe: o jejum, a oração e a esmola. Na base de tudo isto, porém, está a Palavra de Deus, que somos convidados a ouvir e meditar com maior assiduidade neste tempo. Aqui queria deter-me, em particular, na parábola do homem rico e do pobre Lázaro (cf. Lc 16, 19-31). Deixemo-nos inspirar por esta página tão significativa, que nos dá a chave para compreender como temos de agir para alcançarmos a verdadeira felicidade e a vida eterna, incitando-nos a uma sincera conversão.”

Nestes primeiros dias da Quaresma, lê a Parábola mencionada pelo Papa neste parágrafo e começa a tua caminhada quaresmal… E escolhe um propósito para estes primeiros dias de Quaresma. Algo de simples mas também algo de significativo. Que te custe o suficiente para que o possas oferecer ao Senhor mas que seja possível de modo a que não desanimes ou deixes de lado a meio do percurso…

Assim, juntos, chegaremos à Páscoa juntos e viveremos a Ressurreição em festa.