Purpose | Justin Bieber

Purpose | Justin Bieber

Hoje apresentamos uma música do ultimo álbum do cantor Justin Bieber.

O título aponta o caminho de toda a reflexão. Toda a pessoa quer ter um sentido para a sua vida, que neste caso, aponta para Deus.

O curioso apresenta-se na descrição do contexto em que é vivida. Poderia relacionar-se com aquela velha historia do “se eu acredito porque tudo corre mal?” ou do “se existe Deus por há sofrimento?” ou ainda “as pessoas que acreditam são todas umas hipócritas, por isso prefiro não acreditar e afastar-me desse ambiente falso”.

No entanto, o contexto da música apresenta-nos alguém que segue Deus, vive segundo a fé Nele, mas que vai percebendo e sentindo a aspereza do caminho, o quão maltratado é ao longo desse caminho, a sua incapacidade de caminhar sozinho. Porque no meio da tribulação perde-se totalmente o sentido e quando se está no chão sem forças o maior problema pode não ser levantar-se mas sim o saber “para quê” e principalmente “para onde”.

Propósito

 

Sinto que não consigo mais respirar

Sinto que não caminho para andar

Olha todas as lágrimas que eu limpei

Olha todas as promessas que eu cumpri

Existem momentos de deserto que se tornam incompreensíveis… o cansaço apodera-se do corpo e da vontade…e surge a necessidade de pedir justificação a Deus: “tudo o que eu fiz por ti… as promessas que cumpri… não há mais nada que possa fazer…. estou farto…” mas ao mesmo tempo existem sempre um temor, uma suave certeza de que Deus é Deus, age em nós e no que nos rodeia.

Abraão na sua caminhada para a terra prometida, a determinada altura também já estava desesperado pois era velho, já tinha caminhado muito e nada do que Deus tinha prometido sobre a sua descendência tinha ainda acontecido.

Após estes acontecimentos, o SENHOR disse a Abrão numa visão: «Nada temas, Abrão! Eu sou o teu escudo, a tua recompensa será muito grande.» Abrão respondeu: «Que me dareis, Senhor DEUS? Vou-me sem filhos e o herdeiro da minha casa é Eliézer, de Damasco.» Acrescentou: «Não me concedeste descendência, e é um escravo, nascido na minha casa, que será o meu herdeiro.»

Então a palavra do SENHOR foi-lhe dirigida, nos seguintes termos: «Não é ele que será o teu herdeiro, mas aquele que sairá das tuas entranhas.» Gn 15, 1-4

Abraão prostrou-se com o rosto por terra, e sorriu, dizendo para consigo: «Pode uma criança nascer de um homem de cem anos? E Sara, mulher de noventa anos, vai agora ter filhos?» Depois, disse a Deus: «Possa Ismael viver diante de ti!» Mas Deus respondeu-lhe: «Não! Sara, tua mulher, dar-te-á um filho, a quem hás-de chamar Isaac. Farei a minha aliança com ele, aliança que será perpétua para a sua descendência depois dele.” Gn 16, 17-19

Pus o meu coração nas Tuas mãos

Minha alma para guardares

Deixei-Te entrar como consegui

Não És difícil de alcançar

E tu abençoasme com o melhor presente

Que eu já conheci

Dás-me propósito

Sim, Tu deste-me propósito

E surge no refrão uma promessa de fidelidade suportada na confiança e na consciência da experiencia da relação com Deus. Saber que a nossa entrega por maior que seja nunca é total e que a presença de Deus em nós é permanente, crescente e simples de invocar e dela usufruir. Tomar consciência disso é assumir que este amor com que Deus nos ama não é algo que mereçamos ou possa ser conquistado pelas nossas capacidades mas é Dom, Graça do próprio Deus, que devemos acolher para nossa felicidade.

Pensei que a jornada chegava ao fim

Despedi-me dos amigos, para ir em paz

Peço que me perdoes pelos meus pecados, oh, podes por favor?

Estou mais do que agradecido pelo tempo que passamos, meu espírito acalmou

Quem não quer a paz? Quem não percebe que existem opções a fazer?

Jesus respondeu-lhes: «Em verdade vos digo: No dia da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do Homem se sentar no seu trono de glória, vós, que me seguistes, haveis de sentar-vos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel.

E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá por herança a vida eterna. Mt 19, 28-29

Muitas vezes achamos que apenas podemos viver a fé com determinadas pessoas e a certo ponto achamos que, para a nossa relação com Deus, elas tornam-se mais imprescindíveis do que o próprio Deus, a sua palavra e onde O podemos encontrar sacramentado.

E aqui revela-se mais uma grande bênção: a de assumir o pecado, o vício, o afastamento de Deus, a distância sempre desconfortável de Deus que nos impede de sermos mais como Ele e assim sermos verdadeiramente nós mesmos; impede-nos de O amar e adorar mais, de fazer dele o centro da nossa vida e não um apêndice para ocasiões ou momentos do dia a dia.

Como é bom dar graças ao Senhor pela Sua presença sempre providente e consoladora entre nós e em nós!

5Tu me envolves por todo o lado

e sobre mim colocas a tua mão.

7Onde é que eu poderia ocultar-me do teu espírito?

Para onde poderia fugir da tua presença?

8*Se subir aos céus, Tu lá estás;

se descer ao mundo dos mortos, ali te encontras.

9Se voar nas asas da aurora

ou for morar nos confins do mar

10mesmo aí a tua mão há-de guiar-me

e a tua direita me sustentará.

11Se disser: “Talvez as trevas me possam esconder,

ou a luz se transforme em noite à minha volta”,

12*nem as trevas me ocultariam de ti

e a noite seria, para ti, brilhante como o dia.

A luz e as trevas seriam a mesma coisa!

17Como são insondáveis, ó Deus, os teus pensamentos!

Como é incalculável o seu número!

18*Se os quisesse contar, seriam mais do que a areia;

e, se pudesse chegar ao fim, estaria ainda contigo. Sl 139

Pus o meu coração nas Tuas mãos

Aprendo as lições que Tu ensinas

Não importa o quê ou onde eu estou

Não És difícil de alcançar

E tu abençoasme com o melhor presente

Que eu já conheci

Dás-me propósito todo dia

Yeah, Tu dásme propósito em qualquer situação

 

Oh, Tu és o meu tudo

Oh, Tu és o meu tudo

 

Inclina, SENHOR, os teus ouvidos e responde-me,

porque estou triste e necessitado.

2*Protege a minha vida, porque te sou fiel;

salva o teu servo, que em ti confia.

3Senhor, tem compaixão de mim,

que a ti clamo todo o dia.

4Alegra o espírito do teu servo,

pois para ti, Senhor, elevo a minha alma.

5Porque Tu, Senhor, és bom e indulgente,

cheio de misericórdia para quantos te invocam.

6Senhor, ouve a minha oração,

atende os gritos da minha súplica.

7Por ti clamo, no dia da minha angústia,

na certeza de que me responderás.

8*Não há entre os deuses quem se compare a ti, Senhor;

nada há que se compare às tuas obras.

9*Todas as nações, que criaste, virão adorar-te, Senhor,

e darão glória ao teu nome.

10Porque só Tu és grande

e realizas maravilhas.

11Ensina-me, SENHOR, o teu caminho

e caminharei na verdade.

Dirige o meu coração, para que honre o teu nome.

12Senhor, meu Deus, de todo o coração hei-de louvar-te

e glorificar o teu nome para sempre.

13Pois a tua misericórdia foi grande para comigo;

livraste a minha vida das profundezas da morte.

14Ó Deus, os soberbos levantam-se contra mim,

a turba dos prepotentes atenta contra a minha vida,

sem fazer nenhum caso de ti.

15*Mas Tu, Senhor, és um Deus misericordioso e compassivo,

paciente e grande em bondade e fidelidade.

16*Volta-te para mim e tem compaixão;

dá a tua força ao teu servo

e salva o filho da tua serva Sl 86, 1-16

 

“Eu não sei se isto é errado por outra pessoa dizer-me que é errado, mas eu sinto isto, então deixa-me só tipo, dar o meu melhor para que não aconteça de novo. Nós não estávamos necessariamente na melhor posição para tomar as melhores decisões.”

 

“Tu não podes ser tão duro contigo mesmo, porque essas foram as cartas que te deram por isso tu tens que entender que isto, tipo…isto não é quem tu és. Tu sabes que estás a tentar ser o melhor que que podes ser, mas isso é tudo que tu podes fazer. Se tu não deres tudo de ti, só te estás a trair a ti mesmo. Dá tudo de ti, mas se acabar por acontecer, aconteceu.”

 

“Isto é o que é, isto é o que está a acontecer comigo. É tipo, Deus estou a dar tudo de mim, às vezes sou fraco e vou fazer, é como se eu não desse graça a mim próprio, eu estou apenas tipo a compreender, a vida é mesmo assim.”

Deus perdoa. Deus perdoa Sempre.

Deus quer viver em comunhão plena com cada pessoa. Está só à espera que O deixemos entrar e ser quem Ele é na nossa vida: Deus.

Recomeça! Acredita! Não olhes para a vida com o olhar do mundo…. Não existem planos A e B e C…. Existe o aceitar que o caminho é só um, a verdade é só uma, e que nós apenas somos convidados a ser como Ele e a recomeçar sempre que é necessário.

Anunciei-vos estas coisas para que, em mim, tenhais a paz. No mundo, tereis tribulações; mas, tende confiança: Eu já venci o mundo!” Jo 16, 33

Não se perturbe o vosso coração.

Disse-lhe Tomé: «Senhor, não sabemos para onde vais, como podemos nós saber o caminho?»

Jesus respondeu-lhe: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode ir até ao Pai senão por mim. Se ficastes a conhecer-me, conhecereis também o meu Pai. E já o conheceis, pois estais a vê-lo.» Jo 14, 5-7