O elogio da imperfeição

O elogio da imperfeição

O elogio da imperfeiçãoInformações

Título: O elogio da imperfeição – O caminho da fragilidade

Autor: Paolo Scquizzato
Editora: Paulinas
Número de Páginas: 78
ISBN:   978-989-673-5265
Ano de Publicação: 2016

Sinopse

«A pérola é esplêndida e preciosa. Nasce da dor. Nasce quando uma ostra é ferida por algum corpo estranho. A concha, para proteger o seu corpo indefeso, começa a produzir uma substância, a madrepérola, com que envolve a impureza que entrou nela. No fim, ter-se-á formado uma bela pérola, brilhante e valiosa. Se não for ferida, a ostra nunca poderá produzir pérolas, porque a pérola é apenas uma ferida cicatrizada. Tudo o que tem o sabor do limite também encerra em si a possibilidade da sua realização.»

Comentário

“A ideia que frequentemente trazemos em nós é que deveríamos ser de outro modo; que, para sermos aceites por nós próprios, pelos outros e por Deus, não deveríamos ter dentro de nós aquelas impurezas indecorosas.” Todos nós somos um pouco assim, seres que desejam ser aceites aos olhos dos outros, aos olhos de Deus, e aos nossos próprios, considerando-nos projetos imperfeitos. Paolo Scquizzato, através deste pequeno livro, ajuda-nos, pelo contrário, a amar as nossas imperfeições, a construirmos sobre elas o nosso verdadeiro eu. Amarmos as nossas fragilidades, as nossas impurezas, apresentarmo-nos sinceramente perante Deus, para assim “transformarmos [a nossa vida] numa história sagrada.”

Torna-se aqui essencial esta abertura da relação com Deus, deixarmo-nos que Ele se revele e opere em nós, cure a nossa vida, pois Ele é um Deus que aposta em nós, um Deus que “não nos ama se… mas mesmo que…”.

 

Filipa Oliveira