A Mística do Instante - O tempo e a promessa

A Mística do Instante – O tempo e a promessa

A mistica do instanteInformações

Título: A Mística do Instante – O tempo e a promessa
Autor: José Tolentino Mendonça
Editora: Paulinas
Número de Páginas: 221
ISBN: 5603658156638
Ano de Publicação: 2014

 

 

 

Sinopse

O teólogo Karl Rahner assinou uma famosa interjeição que dizia: «O cristão do futuro ou será um místico ou nada será!» Mas temos de entender-nos sobre o que é a mística. Uma interpretação muito disseminada encara-a como uma prática elitista, que consiste num desligar-se do mundo para reentrar no espaço interior. A narrativa bíblica, porém, afasta-se propositadamente das versões espiritualistas. Ela defende uma compreensão unitária da vida, não deixando dúvidas sobre o necessário envolvimento dos sentidos corporais na expressão crente. Os sentidos do nosso corpo abrem-nos à presença de Deus no instante do mundo. Eles são grandes entradas e saídas da nossa humanidade e da nossa fé.

A mística do instante reenvia-nos para o interior de uma existência autêntica, ensinando-nos a ser realmente presentes: a ver, a ouvir, a tocar, a saborear, a inebriar-nos com o perfume sempre novo do instante.

Comentário

Uma viagem de sentidos, onde o autor nos leva a ver cada instante da nossa vivência humana enquanto presença inabalável do homem espiritual que existe dentro de cada um de nós. Tolentino Mendonça, propõe assim que analisemos os nossos sentidos, como possibilidade de contacto e encontro com Deus, onde através das simples vivências humanas podemos (e devemos) desligarmo-nos do mundo e encontrar o espaço interior de Deus, pois é o contacto superficial com o mundo exterior que faz com que nos tornemos “analfabetos emocionais”.

É então necessário aprender a viver esta ‘mística do estar’ para podermos ser o “ser humano que Cristo cria em nós”, através de uma experiência pessoal e contínua de Deus e do Espírito Santo.

 

Filipa Oliveira