Jesus: um encontro passo a passo

Jesus: um encontro passo a passo

PI_2024_17042015113144634_267481775Informações

Título: Jesus: Um encontro passo a passo

Autor: James Martin, SJ
Editora: Paulinas
Número de Páginas: 528
ISBN:   978-989-673-446-6
Ano de Publicação: 2015

 

 

Sinopse

São inúmeras as obras dedicadas a Jesus. Todas pretendem revelar algo que cada autor «viu». São, muitas vezes, propostas da abordagem psicológica e caracterológica da personalidade de Jesus. Outras vezes, são estudos de contexto histórico-social e da influência que Jesus teve e tem através da mensagem que nos deixou. Mas, muito frequentemente, são também testemunhos de um encontro pessoal que levam a transbordar o coração e comunicar essa experiência única. Em todas elas, ou se observa Jesus ou se é encontrado por Jesus.
O sacerdote jesuíta, James Martin – afastando-se um pouco dos registos habituais da vida religiosa, em que o encontro com Cristo, normalmente, se prepara e vive através de práticas testadas pela tradição ascética monástica, onde a renúncia e a oração ocupam lugar privilegiado –, aqui, apresenta-nos uma inovadora proposta: que procuremos esse «encontro», seguindo os passos do Jesus humano, precisamente nos locais por Ele habitados e visitados. Foi esse o propósito que levou o nosso autor à Terra Santa e, ali, em situação e contexto geográfico, num esforço de cotejamento dos textos literários com a auscultação abrangente que a sua sensibilidade, a cada momento, lhe suscitavam, ele, amiúde, encontrou e se encontrou, passo a passo.
O texto que aqui deixamos é não só testemunhal, mas mais ainda propõe-se como um método eficaz e garante de plenitude de sentido.

Retirado do site do editor

Comentário

Há algum tempo este livro chamou-me à atenção. Estava na secretária de um amigo e enquanto esperava que ele acabasse um trabalho que tinha em mãos fui-o desfolhando e acabei por ler as primeiras páginas. Claro que não fiquei por aí! Eventualmente acabei por adquiri-lo e tem sido uma das minhas companhias de mesa de cabeceira desde então.

Este livro, leva-me a percorrer os mesmos caminhos que Jesus e a conhecê-Lo melhor no Seu contexto real, no Seu tempo e no nosso tempo. Levou-me a aprofundar mais este Cristo que acampou na Terra há 2000 anos, mas que me chama a mim, me quer a mim, me acolhe a mim e me convida a fazer com Ele caminho e vida.

Este livro está a ajudar-me a ver em Jesus o extraordinário que é termos um Deus que se fez homem, e homem real, nascido de uma mulher, educado por uma família, que cresceu e viveu entre nós. Com isto também me está a ajudar a reconhecer os milagres que vão acontecendo nos meus passos de cada vez que os consigo sintonizar com os Dele… e não são poucos esses milagres…

António Canto