Papa Francisco na América do Sul

Papa Francisco na América do Sul

“Cidade do Vaticano (RV) – Faltando pouco mais de uma semana para o início da viagem do Papa à América Latina, Francisco enviou uma saudação aos fiéis dos três países que visitará: Equador, Bolívia e Paraguai.

“Meu desejo é estar com vocês, compartilhar suas preocupações, manifestar-lhes o meu afeto e proximidade e alegrar-me também”, afirma o Papa num vídeo divulgado pelas Conferências Episcopais dos três países.

De modo especial, a intenção de Francisco é manifestar “a ternura e a carícia de Deus” aos “filhos mais necessitados, aos idosos, aos enfermos, aos encarcerados, aos pobres, aos que são vítimas desta cultura do descarte”. O Pontífice convida a descobrir o rosto de Jesus em cada irmão e irmã. “Basta fazer-se próximo”, exorta.

Nações irmãs

Na mensagem, Francisco recorda aos fiéis das “três nações irmãs” que a fé que todos compartilham é fonte de fraternidade e solidariedade, constrói povos, forma família de famílias, fomenta a concórdia e alenta o desejo e o compromisso pela paz.

“Peço-lhes que unam suas orações às minhas, para que o anúncio do Evangelho chegue às periferias mais distantes. Que Nossa Senhora, como Mãe da América, cuide de todos vocês. Muito obrigado, até breve e, por favor, não se esqueçam de rezar por mim”, conclui.

Programação da viagem

O Papa irá estará na América Latina de 5 a 12 de julho próximo. Trata-se de sua 9ª viagem internacional, quando completará 14 países visitados. Todavia, esta viagem constitui a primeira em que os anfitriões falam o mesmo idioma de Francisco.

Durante uma semana, Francisco presidirá a cinco Missas, pronunciará 22 discursos, encontrará os presidentes dos três países, os bispos, a sociedade civil e os consagrados. No Equador, uma atenção especial será reservada aos idosos; na Bolívia, aos detentos e aos movimentos populares; no Paraguai, às crianças, aos pobres e aos jovens.”

Referência Original