McFarland

McFarland

Informações

Realizador: Niki Caro
Protagonistas: Kevin Costner, Maria Bello, Ramiro Rodriguez
Ano de Lançamento: 2015
Duração: 129 minutos

Comentário

Em 1987, na cidade de Corona, estado da Califórnia, o treinador de futebol americano Jim White entra em conflito com um dos seus jogadores devido à falta de empenho deste, agredindo-o com uma sapatilha de forma involuntária. Após este incidente, o treinador é despedido e vê-se forçado a mudar de cidade e de emprego, levando consigo a mulher Cheryl, e as suas duas filhas, Julie e Jamie, indo viver para McFarland, uma comunidade predominantemente latina.

Neste novo desafio, Jim dá aulas na escola local as disciplinas de ciências e educação física para além de ser treinador na equipa de futebol. No primeiro jogo da equipa, desentende-se com o treinador principal e sai da equipa por ordem do diretor da escola.

Após mais este revés, Jim dedica-se então às disciplinas que leciona na escola e, durante as aulas de educação física, repara que os seus alunos são extremamente rápidos em atletismo, pois vão desde os campos agrícolas onde trabalham até à escola a correr. Tem então a ideia de criar uma equipa de corta-mato, a qual éaprovada pelo director da escola.

Com a ajuda de um dos alunos, Johnny, começa a reunir as tropas e a equipa é então formada por Danny, Damacio e David os três irmãos Diaz, Johnny Sameniego, Victor, Jose Cardenas e Thomas Valles.

Esta equipa de jovens marcados pelas carências sociais, que os obriga a acordar todos os dias de madrugada para irem trabalhar na agricultura e posteriormente à escola é treinada por Jim, que os leva a um conjunto de aventuras que os faz sobressair em relação às restantes equipas estatais.

Trata-se de um filme baseado numa história verídica que demonstra a realidade de um conjunto de jovens de descendência latina, com uma vida dura, e muitas carências, mas que mostram ao longo do filme (e mostraram na realidade pela forma como enfrentaram as dificuldades) a enorme alegria de viver e como a fé os ajuda a caminhar apesar de todas as provações!

Para melhor interiorizar o que nos é mostrado neste filme, deixo-vos aqui algumas pistas para refletir:

Será que olho para a minha vida como um caminho sem “sal”? E perante as vidas que aqui me são apresentadas, como me sinto?

Consigo olhar para as coisas simples, mas belas, que me rodeiam? E os milagres que Deus nos mostra todos os dias?

Perante todas as adversidades estes jovens não deixam de ser alegres e lutar para serem melhores, e eu o que faço quando as dificuldades me batem à porta?

 

Trailer

 Citação

“If you believe in yourselves and believe in your team mates , it won’t matter what anyone else thinks .”

“Se acreditarem em vocês próprios e nos vossos colegas, não interessa o que mais ninguém pensa.”

Deixar um Comentário