O Guardião

O Guardião

Informações

Realizador: Andrew Davis
Protagonistas: Kevin Costner, Ashton Kutcher, Sela Ward
Ano de Lançamento: 2006
Duração: 139 minutos

Comentário

O Guardião é a história de um lendário nadador salvador membro da guarda costeira que sobrevive a um acidente durante um resgate, provocado por uma tempestade. Ao perder a sua equipa neste acidente, Ben, é confrontado com a escolha entre retirar-se do cargo que ocupa ou ser instrutor na Escola de Elite, preparando jovens para serem, à sua semelhança, nadadores salvadores de resgate. O lendário Ben, detentor de muitos recordes, decide seguir os seus próprios métodos de treino para formar os recrutas e reconhece algum potencial em Fisher (um campeão de natação) se este for capaz de equilibrar o seu dom com o lado emocional. Ao longo do filme, Fisher é posto à prova quanto à sua dedicação ao trabalho em equipa e aprende o significado de arriscar tudo.

Este filme confronta-nos com os nossos limites acerca da noção de dar a vida pelo outro, de nos sacrificarmos. Obriga-nos a questionar a nossa individualidade e a nossa mesquinhez perante a realidade do que é ter de trabalhar em equipa e fazer opções. Questiona-nos, ainda, sobre o equilíbrio entre a nossa forma de estar e as decisões que devemos tomar com aquilo que possamos estar a sentir.

O Guardião, conta a lenda de um homem que vive no fundo do mar, conta a história de um pescador de homens. Tal como estes nadadores têm as suas missões de resgate, que resgates procuramos operar nas nossas vidas e nas vidas dos outros? Como temos sido pescadores de homens?

Trailer

Citação

“Conta a lenda, que no fundo do mar vive um homem. É um pescador de homens, a última esperança de todos os abandonados. Muitos sobreviventes garantem ter sentido as suas mãos por baixo… empurrando-os até à superfície… sussurrando palavras de alento até os socorrerem. Mas, claro, isto é apenas uma lenda.”