Good Will Hunting (O Bom Rebelde)

Good Will Hunting (O Bom Rebelde)

Informações

Realizador: Gus Van Sant
Protagonistas: Robin Williams, Matt Damon, Ben Affleck
Ano de Lançamento: 1997
Duração: 126 minutos

Comentário

Este filme centra-se na história de Will Hunting, um contínuo que faz limpeza nas salas de aula de uma das mais famosas universidades do mundo: o MIT (Massachusetts Institute of Technology). Órfão, criado em várias famílias de acolhimento, foi abusado física e psicologicamente ainda em criança. Ao mesmo tempo é um génio da matemática, totalmente autodidata que, devido à sua memória fotográfica, diverte-se a resolver os problemas propostos pelos professores da instituição nos corredores das salas e sem qualquer tipo de dificuldade. Um dia, um dos professores mais reconhecidos (Prof Lambeau) vê Will a escrever nos quadros do corredor onde ele tinha colocado um problema dificílimo e chama-o a atenção para não sujar os quadros. Will foge e o Prof Lambeau após olhar atentamente o quadro, descobriu algo que não estava à espera: o problema por si proposto e que tinha demorado quase um ano a resolver à sua equipa tinha sido resolvido num instante por um contínuo que limpa as salas!

Passados poucos dias, e após uma vingança contra um outro rapaz, Will é preso e o Prof Lambeau, após saber da sua situação, consegue um acordo com o juiz do caso ao integrar Will na sua equipa de matemáticos e obrigando-o a frequentar sessões com um psicólogo. Mesmo aceitando este acordo, Will revela-se um caso complicado dado que nenhum dos psicólogos o consegue acompanhar até que, Lambeau pede ajuda ao seu amigo de longa data Sean MaGuire. Sean aceita o desafio e começa a trabalhar com Will, mesmo estando a passar uma fase muito complicada da sua vida pessoal dado que a sua mulher tinha falecido há pouco tempo com cancro.

Will é acompanhado durante vários meses por Sean e, ao mesmo tempo, apaixona-se por Skyler, uma estudante Inglesa da Universidade de Harvard que pretende ir estudar medicina para a Universidade de Stanford na Califórnia. Skyler quer levar Will com ela mas o medo deste em envolver-se deixa-o demasiado apavorado.

Will vê-se então numa encruzilhada: por um lado o Prof Lambeau, que constantemente o pressiona para assumir uma profissão em que ponha o seu talento ao serviço, por outro lado Skyler, a rapariga que ele ama e que o quer junto dela na Califórnia. É nesta altura que Sean se torna muito próximo de Will, vencendo as “muralhas” com as quais ele se protegia de tudo e todos, aconselhando-o a não ter medo de seguir o coração e a felicidade.

É um filme intenso, que nos confronta diretamente com a nossa vida, as nossas decisões e a nossa busca pela verdadeira felicidade. Agora pergunto-me e pergunto-vos: Será que estou a fazer o caminho em direção à minha felicidade?

 

Trailer

Good_Will_Hunting

Citação

“You’ll have bad times, but it’ll always wake you up to the good stuff you weren’t paying attention to.”

“Vais ter momentos maus, mas esses vão sempre “acordar-te” para as coisas boas a que não tens prestado atenção.”