Silêncio

Silêncio

Informações

Realizador: Martin Scorsese
Protagonistas: Andrew Garfield, Adam Driver, Liam Neeson
Ano de Lançamento: 2016
Duração: 161 minutos

Comentário

Já vos aconteceu irem ao cinema e nem se ouvir as pipocas nos silêncios? Já vos aconteceu sentirem-se de tal forma suspensos e presos, numa tensão tal, que a única coisa que fazem é dizer “caiu” para aliviar a tensão da cena?

Silêncio é isto tudo e muito mais. Pelo menos para mim foi. Scorsese, com tamanha mestria, utiliza o silêncio e os sons para criar um ambiente que música alguma conseguiria criar. Foi incrível ver as páginas do livro de Shusaku Endo saltarem para o grande ecrã. Num filme desprovido de efeitos especiais extraordinários, sem atores de carpete vermelha, mas repleto de confissões, de encontros e de silêncios capazes de encher uma sala de cinema. Há muito tempo que não via tanta gente numa sala presa ao que se estava a passar. Tudo foi visível e sentido por nós: desde o desconforto da chuva, ao sol abrasador de um Japão em cujo terreno pantanoso do XVII os cristãos não eram livres de professar a fé.

Silêncio não é um filme “leve”, é um filme que nos leva, tal como a Sebastião Rodrigues, em busca, que nos leva a procurar resposta naquele que nos parece um grande silêncio por parte de Deus. Um filme onde se destaca a dúvida, a fé, mas também esta questão de relação entre crentes e não-crentes.

Esta é apenas uma resenha breve e ainda muito “a quente” daquela que foi a minha experiência com este filme. Não percam a oportunidade de irem até às salas de cinema e de se deixarem “desinstalar” pelo silêncio.