"Sonhar os sonhos de Deus": 58ª Semana de Oração pelas Vocações

“Sonhar os sonhos de Deus”: 58ª Semana de Oração pelas Vocações

“Sonhar os sonhos de Deus” é o mote para a 58ª Semana de Oração pelas Vocações, a decorrer entre 18 e 25 de abril. No ano especial dedicado a S. José, o Papa convida-nos a olhar para a vida deste Santo e a deixarmo-nos inspirar por ele.

A vida de São José sugere-nos três palavras-chave para a vocação de cada um. A primeira é sonho. Todos sonham realizar-se na vida. E é justo nutrir aspirações grandes, expectativas altas, que objetivos efémeros como o sucesso, a riqueza e a diversão não conseguem satisfazer. Realmente, se pedíssemos às pessoas para traduzirem numa só palavra o sonho da sua vida, não seria difícil imaginar a resposta: «amor». É o amor que dá sentido à vida, porque revela o seu mistério. Pois só se tem a vida que se dá, só se possui de verdade a vida que se doa plenamente. A este propósito, muito nos tem a dizer São José, pois, através dos sonhos que Deus lhe inspirou, fez da sua existência um dom” (Mensagem do Papa Francisco para a 58ª Semana de Oração pelas Vocações)

A Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios organizou uma pasta de subsídios que te podem ajudar a rezar esta semana, sozinho ou em grupo. Todos estes materiais estão disponíveis aqui.

Ao longo desta semana, podes também rezar a oração especial pelas vocações:

Senhor Jesus,

Por quem José atravessou sonhos maiores que os medos,

peço-Te uma capacidade de sonhar como a de José e de Maria.

Ensina-me a sonhar livremente,

confiando apenas nos sonhos do Pai.

Vence em mim as inseguranças e bloqueios

que me impedem de abraçar os sonhos

que nascem do coração de Deus.

Concede à Tua Igreja corações disponíveis,

para viver um sonho que é maior que nós.

Ensina-me, Senhor Jesus, a fazer meus

os sonhos que são Teus.

S. José, homem capaz de sonhar a vocação,

rogai por nós.

Boa oração!