REZAR NA ESCOLA? E PORQUE NÃO???

REZAR NA ESCOLA? E PORQUE NÃO???

Jovens católicos rezam nas suas escolas secundárias. Apresentamos o testemunho de dois jovens sobre as orações feitas “no quadradinho” no intervalo a meio da manhã, no pátio da escola secundária Sá da Bandeira de Santarém. Atualmente existem momentos de oração nas escolas secundárias Sá da Bandeira e Ginestal Machado em Santarém, na escola secundária da Golegã e no Colégio São Miguel em Fátima.

Somos jovens da Escola Secundária Sá da Bandeira de Santarém, e sabemos que somos chamados por Deus a uma coisa: dar testemunho!

Nós sabemos que Deus nos chama a dar testemunho do Seu amor, e descobrimos que o podemos fazer no sítio mais banal das nossas vidas: na ESCOLA!

Nós escutámos o chamamento de Deus, e não quisemos ficar indiferentes, pois sabíamos que grandes coisas iriam acontecer! Tudo começou de uma maneira bastante espontânea no bar da escola.

Encontrámo-nos num intervalo da manhã, estávamos na brincadeira, e de repente, do nada (acredito bem que tenha sido o Espírito Santo a trabalhar no nosso coração!), surgiu a ideia: “Se todos os dias nos encontramos nos intervalos, porque não tirar um intervalo de 15 minutos por semana para rezarmos juntos?”. E assim começou. Deus trabalha no mais profundo do nosso ser, em cada brincadeira, e faz brotar maravilhas! Quem diria que isto poderia acontecer numa escola secundária? Nem nós pensávamos que fosse possível, mas se temos Deus a nosso lado, quem nos poderá abalar?

No início, éramos apenas 4 ou 5 pessoas, mas com a cooperação de Jesus, chegámos a ter cerca de 70 jovens num intervalo da escola, apenas para se encontrarem com JESUS! Na verdade, não é que os números sejam o mais importante, mas foi assim que Jesus iniciou a Sua jornada com apenas 2 discípulos. Com este exemplo do Mestre, sempre soubemos que esta missão que Deus nos deixou também seria possível. Aliás, ter tantos jovens a querem apenas encontrarem-se com Jesus Cristo, é o grande motivo da nossa alegria!

Com este exemplo, sabemos que Deus nos chama sempre a algo grandioso!

É com uma alegria imensa que damos o testemunho vivo do amor do Pai, do quanto somos amados por Ele, e de que somos sempre carregados ao colo por um Deus de amor que nos une.

Ainda achas que não vale a pena lutar para converter aqueles que precisam d’Ele, e de ti? Ainda achas que não vale a pena seres olhado de lado só porque rezas? Nunca tenhas medo, reza, e será na tua alegria e no teu amor que os outros poderão ver o rosto vivo de Cristo, o rosto deste Deus que é amor!

Jesus disse: «Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e assim vos acontecerá. Nisto se manifesta a glória do meu Pai: em que deis muito fruto e vos comporteis como meus discípulos.» (Jo 15,7-8)

rezar na escola 2

Rodrigo Branco e Henrique Costa