Raio X - FML

Raio X – FML

11072896_1431911717110901_572196901629485964_n

“Sou estudante do 2.º ano de Medicina, e quando ingressei no curso superior deparei-me com uma realidade que os jovens enfrentam todos os dias, quer seja na faculdade, quer seja na escola: a diferença de mentalidades, o choque de valores, a existência de pessoas completamente diferentes com formas de estar na vida que chocam com as nossas.

Admito, para mim foi um choque ver a quantidade de colegas que não acreditavam em Deus, que defendiam coisas diferentes das que eu defendo e em que baseio a minha vida, e a verdade é que, com o stress e por me sentir uma minoria, por vezes é difícil sermos fieis ao Evangelho, é difícil sermos fieis a quem somos na verdade; admito que às vezes me afasto de Jesus por me prender a coisas deste mundo, por ir atrás de opiniões mais prevalecentes, e nem sempre dou por que isso aconteça, às vezes só noto quando são situações mais graves, e nas pequenas coisas do dia-a-dia não noto.

Quem pode dizer que nunca se afasta? Quem pode dizer que é sempre fácil ser católico nos dias de hoje? Quem consegue dizer que em todas as situações seguiu o Evangelho?

Foi com este objetivo que foi criado o grupo Raio-X, um grupo de estudantes católicos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, que tem como propósito levar Jesus aos estudantes da faculdade, através de missas, de noites de oração com temas atuais, como “A Alegria do Evangelho” e Nossa Senhora, projetos de voluntariado e conversas sobre diversos temas que estão na ordem do dia; tudo isto para ajudar os estudantes a crescer na Fé, sempre com o intuito de levar Jesus ao coração daqueles que O possam ter esquecido ou até àqueles que nunca O tenham conhecido.

Tal como o Papa Francisco disse: “Jesus não veio ensinar uma filosofia, uma ideologia, mas um caminho, um caminho a percorrer com Ele. E a estrada aprende-se a caminhar. Sim, queridos irmãos, eis a nossa alegria: andar com Jesus. Não é fácil, não é confortável, porque a estrada que Jesus escolheu é a da cruz.”, e é este o objetivo do Raio-X: ajudar os estudantes de Medicina a terem Jesus presente nesta etapa difícil da sua vida, nestes seis anos de tantas novas experiências, de tantas novas pessoas e tantos novos desafios; não é um caminho fácil mas tem como propósito mostrar que, com Jesus, o maior desafio parece fácil e a mais simples e pequena alegria pode-se tornar na maior vitória.”

Catarina Portugal Gaspar