Missa de Natal na Universidade

Missa de Natal na Universidade

 

No dia 9 de dezembro teve lugar na Igreja do Sagrado Coração de Jesus a já habitual Missa de Natal das Universidades, presidida pelo Padre Nuno Amador e animada por um grupo de estudantes do Instituto Superior Técnico.

Através da meditação da Palavra com o Evangelho de S. Mateus, no qual Jesus nos conta a parábola da ovelha tresmalhada, o Padre Nuno Amador convidou-nos a refletir e a responder às perguntas «onde estás?» e «como estás?». Explicou que a nossa vida se traduz na dinâmica da procura, do encontro, do desencontro e do reencontro: que muitas vezes procuramos algo incessantemente e, quando desistimos, encontramos; que outras vezes temos que deixar de procurar umas coisas para podermos encontrar outras; e que Deus se vai revelando, nesses encontros e desencontros, sempre à nossa procura. E, por isso, devemos deixar que Deus nos olhe nos olhos, nos contemple e nos transforme com a Sua graça. Devemos deixar-nos encontrar e acolhê-Lo no nosso coração.

Desafiou-nos, ainda, a viver um Natal em Missão, de proximidade e comunhão com os outros. Estabeleceu uma comparação entre o deserto e a cidade: se no deserto encontramos o silêncio, a solidão e a secura, na cidade encontramos as correrias, a falta de tempo, as expressões sisudas. Devemos estar atentos, fazermo-nos próximos e perceber qual o deserto ou a cidade em que vive o nosso coração e o coração do outro.

Ficamos, assim, com mais desafios para pôr em prática na nossa caminhada de Advento, no sentido de melhor prepararmos a chegada do Senhor.

Mariana Simões