Fé4Missão

Fé4Missão

“Aproxima-se a passos largos mais uma Semana de Missão dentro da Diocese de Santarém, o Fé4Missão, um projeto onde tenho tido o privilégio de participar ativamente nos últimos 3 anos, em 2012 em Muge e no Granho, depois em 2013 na Junceira e Olalhas, e em 2014 em Alcanede… e tem sido, ano após ano, uma experiência muito muito boa, gratificante e enriquecedora tanto a nível pessoal, como espiritual e comunitária.

Nesta semana de Missão somos verdadeiro Discípulos Missionários de Cristo, estabelece-se entre nós, missionários, um espírito de comunidade, e une-nos o desejo e a vontade de crescer no Amor a Cristo, espelhado no Amor ao próximo.

Esta semana de missão possibilita-nos, a todos, este crescimento como discípulos. Nos 3 anos em que já participei recordo os muitos momentos de formação, bem como os intensos e ricos momentos de oração em “família” que ajudaram e muito no caminho de Fé de cada um e nos preparam para a outra parte… ser missionários. Ser missionário de Cristo é aquele que, vivendo a experiencial do Amor de Cristo, não se acomoda, não guarda esse amor só para si, arrisca ir mais além e sai da sua zona de conforto, para O anunciar aos outros, sem medo. Nesta semana de Missão temos a oportunidade privilegiada para por isso em prática, através de uma grande dinâmica com a comunidade paroquial, com animação musical das Missas, testemunhos, passando por outras momentos, desde o Terço, à Via da Luz ou a Vigílias de Oração, mas também com a restante comunidade local, nas visitas aos Lares e aos Centros de Dia, os encontros com crianças, jovens e adultos, as animações de rua e cafés e principalmente nas visitas às casas nos diversos “Porta-a-Porta” que fazemos durante a semana. Todos estes momentos de alegria e dinamismo ajudam a cultivar um clima de fraternidade e de esperança que transformam e abrem o coração humano, tantas vezes indiferente ao mistério de Deus, à presença de Jesus na vida de cada um e à ação da Igreja Católica nos dias de hoje.

Todas as Missões são diferentes, cheias de histórias, pessoas e momentos únicos e irrepetíveis, vivê-las é uma experiência fantástica, que marca tanto as comunidades e os sítios por onde passamos, como a vida de cada um de nós, missionários para sempre.

Cristo espera o “Sim” de cada um de nós para mais um Fé4Missao…. Não tenhamos medo de arriscar… vai valer a pena.”

João Toscano, Pontével