Acantonamento do Campfest

Acantonamento do Campfest

«E o amor de Deus não vai parar, vai com os jovens a caminhar. Aqui no Campfest nós partilhamos o nosso amor e a nossa fé»

Foi no fim-de-semana de 19, 20 e 21 de setembro que o Campfest realizou, em Valada, o seu acantonamento anual tendo como tema Tu és realmente o Filho de Deus.

Este foi o desafio lançado aos 25 jovens que participaram neste encontro. E como a descoberta de Jesus é sempre uma caminhada, pusemo-nos a caminho desde o ponto de encontro, na capela do Reguengo, até à praia de Valada. Pelo caminho, feito dois a dois, refletimos sobre quem é Jesus usando três dos «Eu Sou» presentes no Evangelho de S. João. Ele é o caminho e, tal como o caminho que percorríamos, não é o único, nem certamente o mais fácil e nem sempre sabemos para onde nos leva, mas sabemos que é o mais seguro. Tal como Jesus é a videira e nós os ramos, foi em Igreja que fizemos este percurso e encontramos a luz que finalmente iluminou o caminho escuro, a luz que brotava das velas que decoravam a margem do Tejo no local onde fizemos uma vigília de oração, na qual percebemos que Deus está sempre presente e podemos falar-Lhe e escutá-l’O em qualquer lugar.

Vigília na praia

O caminho continuou no sábado com o Geocaching feito entre Valada e Porto de Muge e onde, em conjunto, fomos descobrindo que somos chamados a dar a conhecer Jesus às pessoas que nos rodeiam porque, se realmente somos felizes por ter fé, é essa felicidade que queremos que os nossos amigos descubram e vivam. Depois de uma caminhada longa, nada melhor do que um belo jantar para recuperar forças para uma noite diferente: uma noite de Cristoteca! Juntamente com alguns amigos que nos visitaram, (re)descobrimos a mensagem de muitas das músicas que habitualmente ouvimos na discoteca e nas quais nunca antes tínhamos entendido uma mensagem cristã.

Cristoteca

Mas um «típico» sábado à noite não nos impediu de celebrar a Eucaristia às 9h30 de domingo, onde tentamos levar um pouco da nossa alegria a uma comunidade envelhecida mas que nos fez sentir muito bem vindos. Também aos nossos pais e irmãos, convidados para o almoço, procuramos demonstrar o que significou este encontro para cada um de nós e porque é para nós importante fazer esta experiência de saída da nossa zona de conforto e partir à descoberta.

Foto de grupo

Por isso, a proposta do Campfest para o novo ano pastoral passa pela Missão. De acordo com os desafios que têm vindo a ser lançados pelo Papa Francisco e pelo nosso Bispo vamos colocar os nossos dons a render em algumas das paróquias da zona, sair do quentinho do grupo e experimentar as formas concretas com as quais podemos ajudar, receber e aprender com os outros. Alguém dizia no fim-de-semana que Deus não se sabe, experimenta-se. Por isso vamos sair da nossa zona de conforto para O encontrar nas comunidades às quais nos vamos dedicar.

A equipa do Campfest

Para mais informações sobre estas e outras atividades deixamos aqui o Facebook do Campfest.

Fotos cedidas pelo Campfest