Entrega Símbolos JMJ em Roma

Entrega Símbolos JMJ em Roma

Como já deves saber, a Jornada Mundial da Juventude de 2022 terá lugar em Lisboa e já há muita coisa a acontecer!

A organização da Jornada está entregue a um grupo de trabalho: o COL (Comité Organizador Local) que, depois, faz a ponte com os diversos Comités Organizadores Diocesanos (CODs).

A Diocese de Santarém também já tem o seu COD. E foi ao COD de Santarém, Diocese Vizinha de Lisboa, que chegou o convite para participarmos na Comitiva de Recepção dos Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude em Roma.

O que é que isto significa? Vamos por partes…

As Jornadas Mundiais da Juventude têm como principais símbolos a Cruz Peregrina (presente desde a primeira edição das Jornadas, em 1985) e uma versão contemporânea do Ícone Salus Populi Romani, uma imagem de Maria segurando o Menino Jesus (entregue pelo Papa São João Paulo II em Toronto, no Canadá em 2002).

Estes símbolos são entregues simbolicamente a cada país encarregue pela organização de cada Jornada e, no próximo fim de semana de Ramos, o Panamá (País organizador da última Jornada) irá entregá-lo á Comitiva Portuguesa, encarregue pela Jornada de 2022.

Assim, Santarém, Lisboa e todas as outras Dioceses do País, são convidadas a fazer parte deste momento especial, junto do Papa.

Como é que podes fazer parte desta Comitiva?

Para já, não há muitas informações mas, se quiseres de ser informado sobre esta possibilidade porque até gostavas de estar presente, segue aqui o que tens de fazer:

  1. Assegurar a tua disponibilidade para viajar até Roma entre 3 a 6 de Abril de 2020;
  2. Começar a poupar ou angariar fundos para esta viagem, cujos custos ainda não estão definidos (a título meramente indicativo, estima-se que haja um custo de, pelo menos 280 € por pessoa, excluindo o transporte Portugal-Roma);
  3. Informar até ao dia 3 de Novembro de 2019 o COD de Santarém sobre o eventual interesse em participar na Comitiva (este vínculo NÃO É DEFINITIVO, serve apenas para contabilização estatística.). Para isso, envia-nos um e-mail com os teus dados (Nome, Idade, Paróquia e Contacto) para mail@jmj.sdpjsantarem.com

E o que é que vamos fazer em Roma?

Para já o programa provisório da Comitiva é o seguinte:

  • Sexta (3 Abril)
    • Viagem e chegada a Roma
  • Sábado (4 Abril)
    • Catequese e Eucaristia
    • Peregrinação aos Espaços e Igrejas em Roma ligados às Jornadas e ao Papa
    • Vigília de Oração
  • Domingo (5 Abril)
    • Eucaristia de Ramos com o Papa
    • Momento de encontro e festa com os jovens do Panamá
  • Segunda (6 Abril)
    • Viagem e chegada a Lisboa

De notar que a única forma de garantir a participação nas atividades acima, promovidas pela Comitiva Oficial Portuguesa, é através da Inscrição junto dos CODs de cada Diocese: Quem não se inscrever, poderá não conseguir participar por motivos de Logística e/ou Segurança.

Contamos contigo?