Taizé - Encontro Europeu em Riga

Taizé – Encontro Europeu em Riga

Na cidade e na região de Riga, na Letónia, nos dias 28 de dezembro de 2016 a 1 de janeiro de 2017, decorreu o 39º Encontro Europeu de Jovens organizado pela Comunidade de Taizé. Este Encontro reuniu milhares de jovens para uma nova etapa da “Peregrinação de Confiança através da Terra”, iniciada pelo irmão Roger no final dos anos 70.

Foi o primeiro Encontro Europeu organizado pela Comunidade de Taizé à beira do mar Báltico. Nesta cidade, com uma antiga tradição luterana, há ligações profundas entre cristãos de diferentes confissões. Os responsáveis das Igrejas Católica, Ortodoxa, Luterana e Baptista da Letónia assinaram juntos o convite para acolher o Encontro.

Foi também a primeira vez que um Encontro Europeu se realizou numa cidade onde vivem muitos cristãos ortodoxos.

Para saberes mais, lê em baixo o testemunho da Cristiana Garcia, jovem do Entroncamento e voluntária na preparação deste Encontro Europeu.

“Sento-me no hall em “Kipsala” para a oração da noite, sinto-me como o filho pródigo que regressa a casa… ainda que o afastamento não tenha sido propositado…já passaram três anos desde a última vez que estive num Encontro Europeu.

A luz das velas ao fundo do hall, as túnicas brancas que começam a ocupar um lugar central, a imagem magnifica de Nossa Senhora do lado esquerdo…tudo me traz a casa, tudo me faz sentir em paz e com uma alegria imensa no coração – eis-me aqui! Em breve, este hall estará cheio e os cânticos trarão o calor que deles é próprio… dentro de dois dias não caberemos todos aqui, seremos divididos por dois centros de oração, assim é o amor do Pai – grande, que preenche, que não se fica por um só lugar…

Este é o meu 8º encontro, o 7º na europa, e por mais que a experiência nos permita antecipar a grandiosidade dos dias que se seguem…há um nervosismo típico, como se fosse a primeira vez…é a cidade que é diferente, os rostos que, embora possam ser familiares, trazem mais uma história para contar, eu própria em três anos, quatro países, dois continentes e vários projetos depois sou uma pessoa diferente mas que busca o mesmo de sempre, na certeza de que o encontrei em mais um Encontro Europeu de Taizé: alegria, esperança, misericórdia e paz de coração.

Perguntam-me muitas vezes porque venho a estes encontros, porque não vou antes a Taizé, qual é a diferença? A resposta é sempre a mesma: em Taizé recebemos – “bebemos da fonte”-, nos encontros é tempo de dar, até porque, dentro de algumas horas, a porta da casa de alguém que eu não conheço vai-se abrir para mim…a probabilidade de quem está do outro lado conhecer Taizé não é grande, e o receio de disponibilizar a própria casa para um estranho vai estar presente. Cabe-me a mim quebrar barreiras, trazer a confiança de que o Irmão Roger tanto falava e levar um pouco deste amor que agora, em oração, recebo para a casa de quem me acolhe nestes dias – é uma Peregrinação de Confiança sobre a Terra.

Nem sempre é fácil… exige uma disponibilização da nossa parte que ao fim de um ano intenso de trabalho tende a ser pouca; mas é ai que surge a “dinâmica do provisório” e de uma forma que é difícil de explicar, o nosso coração enche-se de força e de amor do Pai, na certeza de que daqui a uma semana, os estranhos não o serão mais e a cidade onde hoje nos perdemos já nos será familiar…

Assim é também na nossa vida – tantos e tantos caminhos desconhecidos… tantas pessoas estranhas…tantos receios…mas tudo isso se dissipa com o poder da oração, porque ”onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estarei no meio deles” e daqui a dois dias, em Riga, seremos 15 000 em Seu nome.”

Cristiana Garcia, 26 de Dezembro de 2016

Para saberes mais sobre os Encontros Europeus e sobre a comunidade de Taizé clica aqui