“Junto à Cruz estavam…” CAMPFEST 4 e 5 de março

“Junto à Cruz estavam…” CAMPFEST 4 e 5 de março

Nos dias 4 e 5 de março de 2017 decorreu na Paróquia de Almoster mais um encontro de adolescentes e jovens do Campfest, dinâmica que quer proporcionar aos adolescentes e jovens da zona pastoral do Cartaxo encontros de oração e partilha de fé. Neste início do tempo da Quaresma, o tema do encontro foi “Junto à Cruz estavam …”.

No dia 4 o encontro começou com um jantar partilhado, animação musical e dinâmicas para que todos se conhecessem e se sentissem à vontade. Um dos propósitos do encontro era refletir a importância de assumir a nossa fé, para isso nesta primeira noite vimos o filme “Hacksaw Ridge“, baseado numa história verídica de Desmond T. Doss, que se alistou no Exército norte-americano na II Guerra Mundial, para cumprir o que considera ser sua obrigação cívica, mas com a resolução de não usar armas fazendo a objeção de consciência a tal, para não ir contra o 5º mandamento – Não matarás!: Tal decisão e postura trouxe-lhe no princípio imensas dificuldades e contrariedades, mas com a sua perseverança alcançou frutos, tendo salvo mais de 200 vidas de militares. No dia 5 pela manhã o grupo participou e animou a Eucaristia na Igreja Paroquial, após a qual participaram num jogo de pistas centrado na procura da Cruz de Jesus. À tarde, nos claustros do Convento de Santa Maria de Almoster, realizou-se uma via-sacra, com a participação das famílias e alguns membros da comunidade.

A atividade reuniu cerca de 40 jovens destas várias paróquias da zona pastoral do Cartaxo. Este encontro permitiu que os que participaram refletissem, a partir do tema exposto e amadurecido ao longo das atividades e pelas suas partilhas, da importância de assumirem a sua fé e a sua ligação a Jesus perante o mundo, como vemos no mistério pascal de Jesus e na vida de tantos cristãos ao longo destes dois mil anos.

Pela equipa, Cármen Filipe e Pe Miguel Ângelo

campfest 1